20.9.16

O RPG como evento na cidade e os jogos de RPG e Wargame como Negócio - A Veja Rio junho 1997

Hoje, com a facilidade que dispomos oferecida pela internet, quase não entendemos a necessidade dos periódicos que circulavam nas décadas anteriores. 

Se você quisesse se informar sobre os últimos lançamentos do seu hobby, se quisesse estar por dentro das tendências e da linguagem própria de cada "tribo" você tinha que ler revistas, jornais, fanzines, etc, e claro, frequentar os eventos relacionados, tudo que pudesse acrescentar alguma coisa ao seu cabedal de conhecimento.

Hoje essas informações ainda estão por aí, ainda estão presentes, mas a maneira como elas nos são apresentadas mudou, sites, blogs, canais de vídeo, todos esses meios nos aproximam hoje daquilo que gostamos ou dos produtos e serviços que a sociedade considera importantes e que são vinculados a nossa vida digital através dos dispositivos eletrônicos pelos grande e monstruosos big datas que monitoram cada clique e cada demonstração de interesse que damos na grande rede.

Aqui temos mais um registro do RPG no Brasil da década de 90, quando ainda precisávamos correr atrás da informação de forma orgânica, no papel. Essa matéria apresenta a maneira como a revista Veja no caso a Veja Rio, apresentava esse conteúdo para seu público leitor, interessante, a despeito da visão da jornalista e da proposta da revista é ver os depoimentos dos jogadores e conhecer os projetos citados que aconteciam na época, como o Rio By Night e a RPG Rio.




A inclusão das atividades relacionadas aos jogos de RPG no Rio de Janeiro tomou um caminho cultural bastante interessante, as reuniões do Rio By Night, por exemplo, aconteciam no maravilhoso Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, que abriu espaço para que jogadores de todas as idades e interesses utilizassem seu espaço para suas atividades, aproximando cultura, lazer e o hobby.




O Magic The Gathering, considerado por alguns um vilão em relação ao interesse reduzido pelos jogos de RPG, se estabeleceu como um novo hobby entre o publico jovem, e vem dividindo espaço com ele até hoje nos hobby shops e lojas especializadas.




Dentre as novidades disponíveis para os entusiastas dos jogos temos os Play By Mail que teve seus adeptos no Rio de Janeiro.




Aqui nós vemos um retrato claro da importância desse tipo de publicação para os entusiastas e jogadores da época, o quadro "O Mapa para entrar na aventura", mostra locais para os jogadores comprarem os produtos relacionados se encontrarem para jogar, trocar idéias e conhecer novidades, esses periódicos faziam pelos jogadores o que as comunidades e páginas de redes sociais fazem pelos jogadores da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário